Dicas para construir a casa dos seus sonhos

Descubra o que você vai precisar para transformar em realidade a casa que sempre imaginou.

Construir uma casa é uma tarefa bem mais complicada do que procurar por casas à venda em Florianópolis ou outras cidades brasileiras. Você irá começar seu projeto do zero e terá a oportunidade de dar vida ao seu lar do jeito que sempre imaginou.

Claro que este é um processo mais longo e você precisa estar preparado para isso. Uma casa não fica pronta do dia para a noite e paciência será a palavra-chave para que o resultado seja aquele que você esperava.

Decidiu construir ao invés de investir na compra de uma casa já pronta? Veja algumas dicas para que tudo saia dentro do planejado:

Escolha a região em que deseja construir a casa dos sonhos

Escolha a região em que deseja construir a casa dos sonhos

Por mais que sua casa ainda não exista, a região em que estará localizada irá influenciar em muitas coisas. Você precisa gostar da vizinhança, estar próximo de serviços que são importantes para sua família e se sentir seguro por ali.

Enquanto estiver à procura de um terreno, conheça melhor a região em que estão aqueles que mais chamaram sua atenção. Vale até pedir ajuda para o corretor ou imobiliária responsável pelo terreno.

Atenção a escolha do terreno

Atenção a escolha do terreno

Antes de começar a construir a casa dos seus sonhos, você precisa se atentar ao terreno em que ela será construída. Atente-se a qualidade do solo e em que direção bate o sol, por exemplo. Tamanho e serviços de infraestrutura que chegam até a região também devem ser levados em conta.

Assim, já sabe se será preciso erguer o terreno (colocar mais terra ou até trocar a terra existente) e até qual parta da casa deve ficar voltada para o sol. Inclusive, você sabia que a incidência de sol valoriza um imóvel? Afinal, uma casa que nunca recebe luz solar se torna gelada e com tendência a umidade e mofo.

Procure pelos melhores profissionais

Procure pelos melhores profissionais

A construção de uma casa envolve várias pessoas. Arquiteto, engenheiro, pedreiro. E esses são apenas alguns exemplos. Procure sempre por alguém que seja profissional e tenha experiência na área, e, se possível, pesquise por aqueles que trabalham com projetos pessoais da casa dos sonhos.

Ao fazer uma boa escolha logo no começo, há menos chances de precisar refazer alguma parte da casa e tudo fica do jeito que você esperava. A dica é verificar não apenas o currículo do profissional escolhido, mas também conhecer projetos em que ele trabalhou anteriormente.

Mesmo se sua ideia for de construir casas em condomínio em Florianópolis, é preciso contar com profissionais responsáveis e que consigam colocar em prática a ideia que você tem em mente.

Defina um orçamento

Você precisa ter um orçamento pré-definido. O quanto pode e o quanto está disposto a gastar para fazer com que a casa dos sonhos seja uma realidade. O ideal é que este orçamento seja definido antes mesmo da compra do terreno e que você vá se preparando para o investimento.

Defina quanto irá para ajustes do terreno, quanto para o material de construção e para os profissionais responsáveis pela obra. Tenha tudo isso anotado em uma planilha ou outro espaço e sempre que surgir alguma alteração de valores, anote!

Com este orçamento em mãos você consegue conversar mais facilmente com o responsável pelo projeto e descobre se vai precisar investir um pouco mais ou se será preciso cortar algumas ideias.

Seja organizado e tenha metas estabelecidas

Seja organizado e tenha metas estabelecidas

Organização é indispensável para quem vai construir ao invés de investir em uma casa já pronta. O primeiro passo é entrar em contato com imobiliárias em Florianópolis (ou da cidade em que você pretende iniciar a construção da sua casa) e verificar se todos os documentos do terreno estão corretos.

Caso seja preciso realizar alguma alteração, defina um prazo limite para que isso seja cumprido. Depois, comece a determinar quanto tempo vai levar em outras tarefas, como contratação de profissionais, compra do material, início da construção, parte elétrica, parte hidráulica.

Quando já estiver em contato com as pessoas que estarão envolvidas no projeto, sempre pergunte qual o tempo médio para realização de cada tarefa. Assim, você se programa e sabe também quando poderá cobrar do profissional a finalização daquela parte da sua casa.

Dê sua opinião e peça alternativas

Assim que tiver um arquiteto responsável pelo projeto, peça que ele mostre como está o desenho da casa que você descreveu para ele. Opine, mas sem ser agressivo e sempre peça que ele apresente alternativas.

Por exemplo, você sabe que deseja uma cozinha espaçosa. Quando for encontrar com o arquiteto, peça que ele lhe mostre alternativas para montar esta cozinha. Afinal, você pode ter imaginado ela quadrada, mas talvez fique mais interessante retangular e por aí vai.

O importante é que você acompanhe o projeto com frequência e aprove tudo antes da obra começar. É mais fácil fazer modificações enquanto tudo ainda está no computador, depois de construído, pode ter certeza de que vai dar mais trabalho.

Compre os materiais necessários

Compre os materiais necessários

Chegou a hora de começar a obra! Vá em busca dos materiais necessários. Consulte os responsáveis pelo projeto sobre marcas e produtos de qualidade, assim você sabe exatamente onde procurar. Em alguns casos, vale a pena deixar essa responsabilidade por contra do próprio pedreiro, já que ele conhece melhor os materiais.

Você até pode economizar neste momento, mas nunca dispense qualidade. O objetivo é que sua casa permaneça bonita por muito tempo. Apostar em material de baixa qualidade pode exigir reformas e até resultar em problemas sérios com a obra.

Acompanhe de perto a obra

Acompanhe de perto a obra

De nada adianta planejar e sonhar com a casa perfeita se você não acompanhar de perto sua construção. Por mais que exista um projeto a ser seguido, você só vai descobrir se ficou como imaginou, quando começar a ser feito.

Ao acompanhar de perto toda a obra, é possível opinar e perguntar se algo pode ser mudado ou porque ficou tão diferente do que foi visto no projeto virtual. Assim não há risco de descobrir algo que você não concordou somente depois que a casa já está pronta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *